Amizade entre Homens

Olá pessoas, como vocês estão?

Depois de assistir o vídeo do Manual do Homem Moderno sobre amizade entre homens, comecei a pensar muito sobre isso e como nós homens apesar de estarmos rodeado de pessoas, muitas vezes estamos sozinho, porque o falar sobre sentimentos não é algo permitido no meio masculino e por isso nos perdemos dentro da solidão.

Photo by Matheus Ferrero on Unsplash

Eu sempre fui o tipo de pessoa que gostou de conversar sobre sentimentos e questões da vida, não sei por qual motivo, mas esse tipo de conversa me fascina por sua profundidade, por não ter aquele momento de banalidade, é um assunto sério que também pode ser (geralmente é) muito prazeroso.

Em muitos momentos eu ficava me perguntando em que momento eu sentia que aquela pessoa poderia ser uma amiga e não apenas mais um colega, porque muitos de nós estamos cercados por colegas ou parcerias que não são amizades. Me dei conta que sempre conseguia considerar aquela pessoa como amiga quando eu percebia que ela estava disposta a falar sobre sentimentos e não necessariamente precisava ser os dela, mas que era perceptível de que ela estava se sentindo à vontade para tratar sobre esse assunto sem julgamentos e isso é fortalecedor, porque desenvolve um laço de confiança que muitas vezes jamais pode ser quebrado, ainda mais se há uma confiança mútua entre os dois.

No entanto, se eu citar isso em uma roda de homens praticamente muitos irão me zoar, ou falar que estou sendo muito gay por eu estar querendo falar sobre sentimentos, porque desde pequenos somos "ensinados" a não demonstrar afeto, quem nunca ouviu a fatídica frase "homem não chora" que atire a primeira pedra. Porque homens foram criados para mostrar sempre a sua virilidade, sobre serem uns brutamontes que nada pode os abalar e por este motivo falar sobre sentimentos é considerado algo tão ridículo, porque nós não podemos nos mostrar frágeis, porque isso vai totalmente contrário sobre o que é ser "homem".

Contudo, a nossa sociedade sempre foi muito hipócrita e apesar de esse comportamento de não demonstrar afeto sempre foi levado como algo ao contrário de frágil, ainda assim não quer dizer que não exista a fragilidade ali, porque o homem vai guardando todo aquele sentimento angustiante dentro dele até chegar o ponto em que algo pior aconteça, como por exemplo um possível suicídio. Então é aquela mesma questão de não querer se mostrar frágil, mas ao mesmo tempo alimentar essa fragilidade de forma incorreta até chegar a colapsar com ela.

Falar sobre você e principalmente sobre o que você está sentindo é importante, porque isso retira um peso sobre a suas costas, aquela pressão se dilui em um desabafo e faz com que angústia apenas se atenue. Outra coisa importante é não só a demonstração de confiança, porque uma coisa que isso faz é o poder de você sentir confortável e confiar em uma pessoa para demonstrar tal afeto e a troca de experiência é muito revigorante por lhe trazer pontos de vista diferente do que você está sentindo e isso muitas vezes podem lhe auxiliar a passar por uma determinada fase da sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homens casados vivendo no Armário

Os jovens dos 18 aos 23 anos só reclamam de não conseguir emprego

Jogos de RPG das antigas