Fracasso hoje, fracasso amanhã, fracasso sempre

 Olá pessoas, como você estão?

    Essa mensagem parece que tomou conta da minha internet e sinceramente eu nem pesquisei por essas palavras, mas do nada o Youtube acredita que eu preciso de um coach para levar a minha vida para algo extraordinário(que eu ainda não entendi o que é esse extraordinário). Portanto frases como parar de ser um fracassado ou ter uma vida próspera pipocam na minha timeline a todo momento. Eu desconfio que o Youtube vê que eu gosto de Twenty One Pilots e portanto chega a conclusão de que eu sou triste e preciso de estímulos que façam a minha vida mais feliz.

Photo by Michael Dziedzic on Unsplash

   Depois de ler alguns autores de forma mais razoável, eu percebi que eu e você somos fracassados, porque não conseguimos chegar nos objetivos que estávamos propostos a chegar. Sabe qual é o pulo do gato aqui? É que na verdade a vida é constituída de fracassos, tem gente que vai dizer que se você não transou de forma louca com várias pessoas, ou se você não viajou ao mundo, ou não tem um emprego que lhe rende 5 mil por mês é porque você não deu certo na vida, mas eu discordo. Se a sua vida não é constituída de fracassos, você provavelmente não está a vivendo, porque a vida é basicamente fracassar, é meio que um colecionismo em que se pode se pendurar na parede para mostrar ao mundo, alguns fracassos pode ser até separado por intensidade de sentimentos, como aquele que você se sentiu muito mal porque não passou na entrevista de emprego, ou aquele que você riu muito porque a pessoa com quem você marcou um encontro era um completo retardado. Acontece que muitos de nós não somos e não seremos extraordinários, a ponto de criar algo complexo para facilitar a vida dos seres humanos, e isso está tudo bem.

    Infelizmente a sociedade do século XXI coloca na nossa cabeça que precisamos ser extraordinários em tudo que fazemos, mas isso está bem longe de ser verdade, porque primeiro isso não é possível, não tem como você ser bom em tudo que você faz e nem a possibilidade de você começar algo novo sendo um expert, se você é essa pessoa, você é uma exceção a regra no nível very hard. Portanto colecionar fracassos te faz ser humano, te faz ser uma pessoa que viveu, porque você tentou a todo momento se encontrar e pode estar até tentando agora, isso prova a quantidade de experiências por qual você passou, as histórias que você tem para contar, o problema é que vivemos numa sociedade que precisa de alguma validação de que você é incrível para fazer parte dela, é tipo um pré requisito de vaga a ser preenchido para ser o cara legal que possui a vida invejável.

    O fracasso faz parte do cotidiano e ele sempre irá lhe buscar se você estiver em movimento, ele é inevitável para muitas das pessoas, quiçá todas, o que talvez mude é que pessoas que atingiram o sucesso se percam dentro dele e esqueçam depois de um tempo como é a corrida de tentar o sucesso. Fracassar trás consigo o amadurecimento, o autoconhecimento e muitos casos podem lhe levar para um caminho totalmente diferente, pode ser que você tente ser o próximo Steven Jobs, mas algo no percurso faz com que você mude e se torne um cozinheiro em um restaurante, é muito volátil, isso quer dizer exatamente que você fracassou na vida? Não, quer dizer que você apenas seguiu um caminho que não estava nos planos. 

    Para finalizar esse post, vou colocar algo que eu li no livro da Martha Medeiros, um trecho em que ela destaca essa parte sobre como o fracasso pode até trabalhar ao seu favor ou te levar para lugares realmente diferentes do que você tinha planejado.

    Domingo passado comentei sobre o documentário Eu Maior, em que Rubem Alves também participou com seu testemunho. Entre outras coisas, ele contou que certa vez um garoto se aproximou dele para perguntar como havia planejado sua vida para chegar a onde chegou, qual fora a fórmula do sucesso. Rubem Alves respondeu que chegou aonde chegou porque tudo a que havia planejado deu errado.
    Planejar serve para colocar a pessoa em movimentos. Se não houver um objetivo, um desejo qualquer, ela acabará esperando sentada que alguma grande oportunidade caia do céu, possivelmente por merecimento cósmico.
    É preciso querer alguma coisa - já alcançar é facultativo.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogos de RPG das antigas

Parques de Diversões

Demolidor: O homem sem medo - HQ Marvel