Demolidor: O homem sem medo - HQ Marvel

Olá pessoas, como vocês estão?

Hoje eu vou descrever e resenhar para vocês da HQ de origem de um dos personagens mais icônicos da Marvel (ou pelo menos eu acho que é).

Eu terminei de ler essa HQ hoje (no caso o dia que eu estou escrevendo esse post), e me arrisco a dizer que foi uma revista que eu adorei e ao mesmo tempo odiei... Ok, mas por que?

Ela é uma HQ muito boa para entender o começo da história do Matt Murdock, conta de alguma forma como ele convivia com o pai dele, como era viver no bairro que ele morava, o que aconteceu no acidente, como ele foi treinado pelo Stick para ser tornar um guerreiro mais forte, sábio, menciona o seu encontro com a Elektra e tudo mais.


Interessante em ver como o Frank Miller imaginou todo o começo, como ele trabalhou em cima do personagem e desenvolveu o seu começo, a sua raiz de origem e o motivo que fez o Matt ser o Demolidor, de onde surgiu esse nome e porque ele resolveu se tornar um vigilante de Hell's Kitchen em Nova York.

Mas ao mesmo tempo que nós lemos sobre tudo isso que está acontecendo, eu senti que foi contado de forma muita rápida e sem uma determinada explicação, sem contar muitos detalhes que para mim ficaram em aberto, e o mais chato de tudo isso é que conta apenas a origem do personagem, ou seja, eu terei que atrás de outras HQs para entender o que aconteceu e achar as respostas para as perguntas que ficaram em aberto, só que eu confesso que não sou um leitor assíduo de quadrinhos, portanto provavelmente eu não irei atrás dos outros volumes para conhecer, pois na Sebo que eu vou não há os demais volumes e comprar as revistas por sites como Panini ou Mercado Livre é algo extremamente caro.

A história de início

A história da HQ é o início que todos nós nerds conhecemos, principalmente se você assistiu aquele filme horrível do Ben Affleck, ou se você assistiu a linda série da Netflix que infelizmente foi cancelada :(

Mas caso você tenha caído nesse planeta e está tentando compreender a cultura dos humanos, aqui vai um pequeno resumo:

Matt Murdock é um rapaz que vive no bairro de Hell's Kitchen e o pai dele é um boxeador muito conhecido, a mãe de Matt morre por algum motivo que não é mencionado nesse primeiro quadrinho.

Ele sempre foi um rapaz que sofreu bullying, mas ao mesmo tempo passava muito tempo no ginásio praticando, lutando e se esforçando para ser forte assim como seu pai, ou pelo menos acredito que era isso que o pequeno Matt pegava como inspiração, pois seu pais era um dos melhores lutadores.

O Matt um dia ao atravessar a rua é atropelado por um caminhão que continha um líquido radioativo que cai sobre ele, nesse acidente o líquido cai em seus olhos causando a cegueira. O seu pai fica furioso tentando processar a empresa que tirou a visão de seu filho, mas ele não tem muito sucesso, porque nesse mundo quem manda é quem tem dinheiro e poder, pelo menos eu interpretei dessa maneira..

Enfim, o menino acaba ficando tristonho, vai para o ginásio, mas não consegue mais executar os golpes que ele sabia anteriormente, pois ele não tem mais a visão, no fim ele começar a chorar e um cara chamado Stick diz algo como: Pare de chorar e lute, eu irei te ensinar ser um cego Badass... Ok, não foi bem isso, mas você conseguiu entender.

Depois há alguns problemas com o pai dele, que estava trabalhando por um mafioso e no fim é executado e Matt é preciso enfrentar o mudo real sozinho, com seus 12 anos.

A partir daí o Stick passa a ensiná-lo cada vez mais, a treiná-lo para ser um combatente. Na HQ não menciona o motivo de o Stick estar treinando jovens para serem guerreiros, mas com certeza isso é respondido nas outras HQs do Demolidor.

Enfim, essa é a história inicial e partir daí começa contar toda a trajetória do Matt para se tornar o herói que conhecemos hoje.


A HQ em si

Eu sei que algumas questões técnicas são chatas de ler, mas algumas coisas eu preciso deixar bem claro para vocês entenderem e o post não ficar incompleto, ok? Ok.

Ela foi escrita pelo querido Frank Miller, desenhada pelo Jhon Romita JR e colorida pelo Christie Scheele, publicada pela editora Marvel Worldwide nos EUA e por último apresenta os primeiros 5 volumes das HQs Daredevil: The Man Without Fear.

Ok, voltando para o que interessa, a HQ eu comprei na sebo no valor de R$30.00 no formato americano (está em inglês, basicamente), portanto eu li bem aos poucos, pois tinhas muitas palavras que eu tive que buscar no tradutor para entender. A HQ é de capa mole e tem muita curiosidades para os leitores que adoram saber sobre tudo.

Então vai ter uma descrição de como o Frank Miller queria escrever sobre esse personagem, o que foi feito para ser uma história bem contada, sem mencionar que a arte apesar de ser mais antiga ainda realça bastante os detalhes e eu gosto de como foi utilizada bem as cores para mostrar a cidade de Nova York, os personagens, cenas de ação e tudo mais.

Uma das coisas que me chamou a atenção foi a questão dos quadrinhos, que eles colocaram as páginas em branco e depois de como foi colorida, tipo um processo de criação de desenho e posteriormente pintado, isso é interessante para entender o processo de desenvolvimento dos artistas.


Por último uma coisa que eu achei muito massa para qualquer pessoa que um dia queira desenvolver um quadrinho, entender um pouco sobre como é processo de criação do personagem, como será o desenrolar da história, como especificar o que está acontecendo na cena, ou que será dito, no final dessa edição foi inserido o roteiro original do que foi produzido. Então é possível visualizar as falas, o que era para ser mostrado na cena, a sensação que o personagem deveria passar naquela cena, a ilustração, as falas e tudo que está acontecendo. Eu achei essa parte incrível, porque mostra como é desenvolvido e isso se torna mais palpável para nós meros leitores que desejamos um dia escrever algo nosso, uma história nossa para o mundo.


Mas enfim, esse é a HQ do Demolidor, uma obra que eu gostei bastante de ler, apesar de ser apenas a ponta do Iceberg sobre a história do Matt Murdock, é ao mesmo tempo um prazer de leitura e tristeza porque foi muito rápido.

Caso você queira fazer parte desse mundo nerd, ou poder conhecer melhor o personagem, essa é uma HQ fantástica que pode lhe introduzi nesse mundo incrível da Marvel. :D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogos de RPG das antigas

Parques de Diversões